Salmo 125 - COMO MANTER A CONFIANÇA NO SENHOR EM MOMENTOS DIFÍCEIS

 

Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.
Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre.
O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos, se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.
Senhor, trata com bondade aos que fazem o bem, aos que têm coração íntegro.
Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor dará o castigo dos malfeitores. Haja paz em Israel! (Salmo 125)
.

Introdução


Este é um salmo que era louvado quando os judeus que não moravam em Jerusalém peregrinavam uma vez por ano para a celebração das três festas principais de seu calendário litúrgico.

Ele possivelmente foi escrito em algum momento em que alguma nação estrangeira estava oprimindo Israel ou então quando da época do governo de um rei em Judá que não temia ao SENHOR e por isso oprimia o povo. A primeira alternativa parece ser mais plausível. Seja qual for o momento histórico que tenha motivado o escritor o pano de fundo é de adversidade.

Neste salmo podemos perceber como o crente pode se comportar em momentos de dificuldades em sua peregrinação.

Assim como eles nós também somos peregrinos, caminhamos nesse mundo em direção a eternidade.

 

I – LEMBRAR DAS PORMESSAS DO SENHOR, V.1-3.


O v. 1. nos trás a primeira promessa para quem confia no SENHOR – firmeza. Quem confia no SENHOR é como o Monte Sião.

Confiança no SENHOR aqui não pode ser confundido com um tipo de pensamento positivo, mas tem a ver em confiar nas palavras do SENHOR, ou seja, que Ele cumprirá suas promessas. Os que confiam no SENHOR terão firmeza.

Firmeza aqui não significa que não haverá momentos em que nossos sentimentos possam ser abalados, não é um estado de não humano, ou seja, não significa que os fatos da vida não afetarão o nosso humor, a nossa alegria, como humanos que somos estamos sujeitos a vivenciar nossos momentos turbulentos e sofrer com eles.

Assim sendo, a firmeza a qual o texto se refere é garantida por Deus para nós. Para a igreja do SENHOR está garantido que sejam quais forem as situações que possa vivenciar neste mundo está segura em Sua mãos. Quem confia no SENHOR está firme porque é sustentado pelo SENHOR.

No v. 2 vemos a segunda promessa para os que confiam no SENHOR – PROTEÇÃO.

Geograficamente Israel fica em um planalto cercado por montanhas altas. O salmista utiliza a ilustração dessa paisagem geográfica para falar da proteção do SENHOR na vida dos que n’Ele confiam.

A aplicação do texto que temos que fazer para nós não é que coisas como calamidades, doenças, e outros infortúnios não irão acontecer em quem confia no SENHOR, claro que o SENHOR pode nos livrar de muitas coisas, mas a mensagem do texto é que temos sua proteção em nossas vidas nos mantendo em Sua presença. É uma proteção no aspecto espiritual, e não é casualmente, mas contínua, desde agora e para sempre.

Então podemos ter a certeza que teremos sua proteção e nossa luta contra o diabo, contra a nossa própria natureza pecaminosa e contra o mundo em sua perversidade.

Ocorre agora no v. 3 uma promessa de LIVRAMENTO. Como o contexto muito possivelmente se refere a um momento em que um rei ímpio domina sobre Israel, o salmista faz referência que o cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a sorte (ARA), ou terra (NVI) de Israel. Cetro é o bastão real, símbolo de poder. O salmista afirma que se essa dominação fosse demasiadamente prolongada muitos justos poderiam não resistir à tentação de agir de forma injusta. E de fato podemos perceber na prática que quanto mais uma situação de sofrimento dura mais provável pode se tornar que a pessoa não mantenha sua fidelidade aos seus conceitos morais. Nosso Senhor Jesus fala sobre isso ao mencionar a Grande Tribulação ele diz que tais dias serão abreviados por conta dos justos: “Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mt 24.22 ARA).

Veja como tão belamente esses versículos mostram o cuidado do SENHOR para com nossa vidas, podemos ter a certeza que estamos firmes n’Ele, nos protegerá e nos livrará. Por mais difícil que seja a caminhada Ele nos capacita a prosseguir avante!

 

II – CONTINUAR EM ORAÇÃO, V. 4.


Interessante como após o salmista incentivar à confiança no SENHOR ele ora pedindo a ação de Deus. E ele faz isso para que entendam que a fé e a oração são inseparáveis. É necessário que assim seja, pois somos muito oscilantes. Ao orar o salmista está ensinando que deveriam confiar no SENHOR, mas não ficarem em passividade, deveriam também ter uma atitude de buscá-lo ardentemente em oração. Isso era necessário para ele assim como para nós, pois precisamos estar em oração para que tenhamos discernimento para perceber o auxílio de Deus em meio às aflições.

Quando o salmista pede para Deus fazer o bem ao povo é na perspectiva de mantê-los firmes em Sua presença, de preservá-los em meio à tentação. É bem no aspecto espiritual. Essa é a mesma ideia de Rm 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. O bem aqui não é ausência de problemas nem prosperidade material, mas prosseguir em crescimento espiritual em Cristo.

 

III – VIGIAR CONTRA AS TENTAÇÕES, V. 5.


O Salmista agora faz referência àqueles que sedem diante das pressões, estavam sob o cetro da impiedade e se deixaram contaminar, não suportavam as tentações. A esses ele diz que Deus os tratará como aqueles que estavam a oprimir o povo. A justiça divina chegaria a eles.

Isso nos faz refletir em como estamos e devemos proceder em ambientes hostis à fé em Cristo, à pressão sofrida, seja no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro círculo social. Não podemos ceder à pressão de agirmos como se não fôssemos discípulos de Cristo.

O salmista conclui desejando paz a Israel. Essa paz denota algo concreto, segurança em Deus, saber que o poder dos maus não prevalecerá. Paz para nós se traduz na certeza de que estamos no caminho de retidão, que as bênçãos espirituais do SENHOR estão sobre nossas vidas!

 

Conclusão


1. Lembre-se que a igreja sempre enfrentou adversidades em sua caminhada neste mundo. Então nenhum cristão pode esperar que sua caminha particular com Cristo seja isenta de problemas. Eles sempre estarão presentes, porém cabe a você confiar plenamente no SENHOR sabendo que Ele te susterá, e te dará condições de prosseguir avante!


2. Você pode ter a certeza que apesar de todas as circunstância adversas nesse mundo você está seguro(a) nas mãos do SENHOR. A doutrina que conhecemos como Perseverança do Santos traduz essa maravilhosa garantia divina para nós: os eleitos de Deus peregrinarão neste mundo hostil, errarão muitas vezes, cairão também, serão levantados por Ele, prosseguirão avante e com certeza chegarão às mansões celestiais.


3. Não tenha pressa para ver o juízo de Deus sobre aqueles que oprimem o Seu povo. Isso é algo que certamente ocorrerá!


4. Não se esqueça do que é fundamental para alimentar sua confiança no SENHOR, alimento constante da Palavra e oração! Meditar constantemente na Palavra e orar sem cessar!


5. Se a provação te parece demorada, não desanime, permaneça firme, não imite a prática dos ímpios!


6. Que você seja grato por Cristo, que suportou até o fim por você e te concede condições de caminhar sabendo que a vitória já foi conquista na cruz!

 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Exatamente o que eu e meu esposo precisávamos agora. Nos edificou e fortificou. Que Deus continue te usando

    ResponderExcluir
  2. Amei a explanação do Salmo. Contribuiu para meu estudo

    ResponderExcluir