A IGREJA E OS LÍDERES: UMA RELAÇÃO CONFORME A BÍBLIA

  


INTRODUÇÃO


É importante que reflitamos como contemporaneamente tem sido o relacionamento dos membros das comunidades de fé com seus líderes, de modo especial com aqueles que são responsáveis pelo cuidado pastoral. O entendimento bíblico do relacionamento entre liderança e ovelhas é necessário para que possamos estar mais seguros de estarmos agradando ao SENHOR.

 

I – OS LÍDERES DEVEM ENTENDER A AUTORIDADE DE SUA LIDERANÇA.


a) em que ela consiste.

É uma autoridade espiritual concedida pelo SENHOR. Sua autoridade foi dada pelo SENHOR. É Deus quem constitui pastores para Sua igreja, quem estabelece autoridades que é em si mesma é espiritual.

Na Palavra de Deus não vemos nenhum tipo de liderança espiritual da igreja de Cristo como sendo déspota.  O Apóstolo Paulo muitas vezes vai se colocar como servo do povo de Deus. Os líderes não são os donos das igrejas, muito pelo contrário, só exercem liderança em função de servir a Deus servindo à igreja. Ao mesmo tempo o líder que SENHOR constituiu deve estar cônscio da autoridade da qual está revestido, ou seja, não pode permitir que sua liderança seja manipulada.

Jesus é nosso exemplo máximo de liderança e certamente ele tencionava que seguíssemos seu exemplo: “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13.14, 15).

 

É uma autoridade que de modo prático abrange vários serviços. Podemos dividir a autoridade pastoral em três áreas: ensino bíblico, proteção contra as falsas doutrinas e supervisão.

a) A responsabilidade pelo alimento espiritual das ovelhas é do pastor (Atos 20:28; Efésios 4:11-12; 1 Tessalonicenses 5:12; 1 Pedro 5:1-4). É ele quem deve se responsabilizar pelo o que será ensinado e por quem no contexto da igreja local (1 Co 14.29).

b) No âmbito da proteção do cuidado pastoral deve o líder a proteger suas ovelhas dos falsos ensinos (Atos 20:28-31; 1 Coríntios 14:29; 1 Timóteo 4:1-6; Tito 1:9-13). É nesse aspecto que fundamenta-se alguma proibição de participação de reuniões onde a Palavra pode estar sendo distorcida.

c) Também cabe ao pastores a supervisão de todo o trabalho da igreja (Atos 20:28; 1 Tessalonicenses 5:12; 1 Pedro 5:1-2). Tudo o que acontece na comunidade deve estar sob a supervisão do pastor, evidentemente que para isso ele deve trabalhar com delegação de autoridade.

            

II – O LÍDER (PASTOR) DEVE CUIDAR DAS OVELHAS DO SENHOR.


O amor às ovelhas deve estar fundamento no seu amor a Cristo. Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos para dar-lhes instruções finais e naquela ocasião teve a importante conversa com o apóstolo Pedro, lhe fez uma interessante pergunta: “Tu me amas?” (Jo 21.16 e 17). A prerrogativa para a restauração espiritual e emocional de Pedro e consequente confirmação de seu ministério não era ele ser eloquente (coisa que não era, aliás), não era ser corajoso (embora isso seja importante em um ministério), e também não era ele amar as ovelhas mais do que tudo. Na pergunta de Jesus está implícito “o que tu amas mais do que tudo?”. Não deveria ser a própria segurança, o próprio conforto, jamais o reconhecimento, os aplausos das pessoas. Quando Pedro confirmou o seu amor a Cristo e a imperfeição desse amor é que Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas” (v.17).

É por amor ao Senhor que o líder deve exercer o seu serviço. Este amor ao senhor da igreja está vinculado ao amor àqueles por quem Cristo deu sua vida.

E como deve ser esse cuidado? Quem foi chamado a exercer algum tipo de cuidado de ovelhas nunca poderá esquecer quais são as necessidades das ovelhas. Já mencionamos o cuidado para com as ovelhas por meio da fiel pregação da Palavra e da proteção contra as heresias.

A relação do pastor com as ovelhas é algo pessoal, a longo prazo, discipular, as ovelhas de fato devem sentir-se amadas pelos seus líderes. As ovelhas muitas vezes se encontram feridas, necessitam de alguém que demonstre amor, atenção, que sua presença seja bálsamo para suas feridas. Quem ama ao Senhor e foi chamado para qualquer tipo de ministério demonstrará o seu amor ao Senhor com o seu amor aos seus irmãos que estão sob seu cuidado.

Uma liderança não pode se déspota, 1 Pe 5.3. Infelizmente ocorre que há alguns líderes que a preocupação deles não é com o bem-estar das ovelhas, e por isso exercem seus supostos ministérios de modo autoritário, assim entendem que na igreja quem não concordar com eles que saiam.  Nessas igrejas são usadas expressões do tipo: “Não toque no ungido do Senhor”; quem discorda da liderança é dito em algumas que “está fora da visão” ou que está “em rebeldia contra Deus”.

Esta é uma postura de total discordância com a verdade bíblica acerca do povo de Deus e seu relacionamento com seus líderes.

 

III – A IGREJA DEVE ENTENDER SUA RESPONSABILIDADE PARA COM SEUS LÍDERES.


1- ser submissa. 

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13:17).

A igreja deve obedecer aos pastores como reconhecimento de sua autoridade espiritual, nunca por medo, mas por entenderem que eles têm um trabalho de cuidado espiritual para com suas vidas. O texto mostra que a forma como igreja trata os pastores irá refletir no ânimo dos mesmos nas tarefas que devem ser feitas.

Tal submissão deve ser apenas para os verdadeiros pastores, a igreja não deve se submissa a falsos profetas ou quem está cometendo algum tipo de abuso espiritual.

 

2. Entender que são pecadores.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2).

Embora os pastores devam ser vistos como exemplos não pode o cristão deixar de vê-los como pessoas pecadoras que pela graça do SENHOR foram escolhidos para a liderança da igreja. Tendo essa perspectiva equilibrada a sua vida espiritual não será abalada quando houver algum escândalo por parte de algum líder. E também não correrá o risco de vivenciar algum tipo de idolatria da liderança.

 

3. Orar por seus pastores e outros líderes da Igreja.

Orar pelos líderes tanto beneficiará espiritualmente a eles quanto a quem está intercedendo, pois além de o SENHOR responder às orações da igreja em favor de seus lideres, quem ora está vivenciando um ato de amor para com os líderes.

 

4. Valorizar seu líder.

Deus coloca os pastores na igreja. Talvez a igreja não tenha um pastor como os famosos da TV e da internet, talvez não seja o mais erudito, o mais carismático, mas é o pastor que Deus deu a igreja, conquanto não seja pecado perceber suas limitações, é recomendável haver compreensão, aceitação e valorização – tudo isso são expressões de amor.

 

5. Cuidar financeiramente (1 Tm 5.17-18).

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário" (1 Tm 5.17-18).

A ideia central dos versículos 17 é de respeito. A tradução de time (time) na NVI é ‘honra’, e na ARA é honorários. Trata-se do respeito dado a quem se dedica no ensino da Palavra. Respeito não é apenas o uso do título antes do nome do líder, no caso o texto enfatiza o cuidado financeiro também por parte da igreja para com esse líder como uma expressão de honra. E no v. 18 ele enfatiza mais claramente a questão do sustento financeiro propriamente para que possa haver essa dedicação. Isso é o ideal, porém por escolha pessoal de alguns pastores, tanto trabalham na obra do SENHOR quanto secularmente, a desvantagem é terem menos tempo para o estudo do preparo dos sermões e para visitação.

 

CONCLUSÃO


O Senhor Jesus estabeleceu liderança para sua igreja para contribuir para sua edificação (Ef 4.11-13), por isso um relacionamento saudável conforme o que a Palavra de Deus nos recomenda é fundamental para que isso possa está ocorrendo.


Postar um comentário

0 Comentários