Salmo 139 - O DEUS A QUEM AMAMOS E SERVIMOS

 



 

Introdução

 

O Salmo é uma oração da Davi diante de acusações realizadas por reis pagãos acerca de sua pessoa, talvez para encontrar motivos de travar alguma guerra contra ele. Davi então, ora ao SENHOR considerando que na verdade essas pessoas são inimigas do Senhor, por isso que ele usa de uma linguagem tão dura nos últimos seis versículos. E esta oração nos fala de modo maravilho sobre o SER DE DEUS E SEUS ATRIBUTOS.

DAVI então ora a YAHWEH, ao Deus a que ele serve, que ele ama. Reflitamos um pouco sobre o Deus a quem amamos e servimos.

 

 

I – Davi ora a YAHWEH, V.1.

 

Davi utiliza o nome que Deus se relva a Moisés em Êxodo 3.14: “EU SOU O QUE SOU” (Ex 3.14). O nome utilizado no A. T. para enfatizar que Ele é o Deus que se relaciona, que é imutável em Seu ser e em Seus propósitos; o Deus que realiza pacto com os homens e que cumprirá Sua palavra. O termo evidentemente não é uma definição de Deus como costumamos encontrar definições científicas das coisas, mas é Deus falando acerca de si.

Ao falar sobre o SER de Deus e seus atributos a partir da teologia nos vem duas perguntas: o que é Deus? E quais são esses atributos? A primeira, aparentemente simples dificilmente pensamos a respeito. E ambas têm respostas profundas e inesgotáveis.

Há muitas tentativas de definir Deus na filosofia, na Teologia. Não nos interessa aqui trazer uma lista de definições. Alguém até diria que definir é limitar. Contudo precisamos formular minimamente uma forma de falar de Deus. O catecismo Maior de Westminster trás o seguinte:

Deus é um espírito, em Si e por Si mesmo infinito em Seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; Todo-Suficiente, eterno, imutável, incompreensível, onipresente, Todo Poderoso, onisciente; sapientíssimo, justíssimo, misericordioso e cheio de graça, longânimo e pleno de verdade. [1] ( Trindade. Capítulo 2, seção I).

      Mas sabe qual é a melhor definição de Deus e quem melhor define Ele? A melhor definição é dada por Ele mesmo.


Deus não se definiu num conceito, num termo; Ele se expressou em gente: Cristo. Deus não é uma ideologia, uma crença. É uma pessoa! (a verdade é Cristo). Deus não é arminiano, calvinista, liberal; não é religioso, cristão, Deus é Jesus Cristo (Cristo é o caminho)! Deus não é homem, mulher, grego, judeu, brasileiro, negro, branco, amarelo, vermelho, Ele é Jesus!

 

Deus não é amor, bondade, paz, força, como se alguém fosse reduzido a um atributo; Ele é a plenitude em Cristo Jesus!

 

Tudo o que precisamos saber de Deus está em Jesus e o que passar disso é idolatria. “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.”(Cl 2.9)

 

“Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível...” (Cl 1.15), é aquele que nos socorre de uma imagem platônica, metafísica, idolátrica de Deus. Cristo Jesus é a melhor definição de Deus. (CARDOSO, 2009. Publiado em: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/a-melhor-definicao-sobre-deus-por-ele-mesmo).

 

Na Bíblia, a melhor definição em palavras se encontra em Jo 4.24: “Deus é espírito [...]”. Deus não busca se definir na Bíblia, mas revela-se para se relacionar com suas criaturas, por isso diz a Moisés: “EU SOU O QUE SOU” (Ex 3.14).

      Quanto aos atributos do SENHOR, há aqueles que não há nada em nós comparável: imutabilidade, infinitude, soberania, simplicidade, etc; e há aqueles que de modo bastante inferior temos um pouco em nós: misericórdia, amor, fidelidade, bondade, etc.

Entretanto, esse Deus, soberano, infinito, quis relacionar-se com suas criaturas pecadoras, limitadas; e ofereceu-se em amor na pessoa de Cristo para que pudéssemos usufruir da Sua presença em nossas vidas, e Seu nome ser glorificado em nós.

O Espírito Santo que nos redimiu clareia nossa mente para que possamos compreender nas Escrituras o que é Deus e quem Ele é em relação a nós. 

 

 

II – É O DEUS QUE SABE TUDO SOBRE NÓS, V.1-6.

 

Exercitarmos nossa mente a pensar sobre o que Deus sabe não é tão simples. Nós conhecemos gradativamente, aprendemos por meio de pesquisa, por meio da observação, pelo acúmulo de experiências. Em Deus nada disso existe, Ele simplesmente conhece tudo o que poderia ser conhecido de forma plena sem erro, sem variação, sem evolução. Isso é o atributo da ONISCIÊNCIA DIVINA.

Definição teológica – “[...] a perfeição de Deus pela ele, de maneira inteiramente única, conhece a Si próprio e a todas a coisa possíveis e reais num ato eterno e simples” (BERKHOF, 1990).

No Salmo vemos que:

O salmista relata que Deus é aquele que o conhece plenamente.

Pensamos às vezes que nos conhecemos, mas acabamos em muitos momentos nos surpreendendo com nossas ações, tanto boas quanto ruins. Pensamos que conhecemos as pessoas e elas pensam que nos conhecem. Mas quem sabe o que se passa de fato em nosso interior, que sabe nossas reais motivações, ou como de fato está nossa alma em alguns momentos. Somente o SENHOR conhece-nos plenamente.

O salmista relata que Ele o sonda. Fala aqui de um dado inescapável, que ele goste quer não, Deus o sonda.

O salmista declara que Deus conhece até os seus pensamentos. Os pensamentos é o que há de mais íntimo em nós, podemos dissimulá-los para as pessoas, omiti-los em nossa fala. Porém diante do SENHOR não há possibilidade de tal artifícil, ele conhece o que pensamos e o que ainda iremos pensar.

      Ele se espanta com o fato de que Deus conhece tudo, v. 6. Que assim como Davi não percamos nossa capacidade de estar maravilhados com Deus!

    Mas além de relatar sobre o conhecimento de Deus o salmista relata também acerca de Sua presença.

 

 

III – É O DEUS QUE QUE ESTÁ SEMPRE PRESENTE, V. 7-12.

 

Há dois conceitos que que fazem parte das nossas relações humanas que muitas vezes podem ser confundidos: solidão e solitude. Na solidão podemos nos encontrar sozinhos sem que queiramos isso. Na solitude escolhemos momentaneamente estar sozinhos para nos beneficiar disso. Há momentos que não queremos estar junto às pessoas, e há momentos que gostaríamos de estar juntos, mas nos encontramos impedidos devido nossas limitações. Mas nos relacionamos com alguém que não conhece essas limitações em Si. DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA SUA VIDA. VOCÊ ESTÁ SEMPRE PRESENTE DIANTE DE DEUS.

Aqui nós vemos o atributo da ONIPRESENÇA DIVINA.

Definição teológica – Deus “está presente em todos os pontos do espaço com todo o Seu Ser” (BERKHOF, 1990).

O salmista deixa muito claro que nada o encobrirá da presença do SENHOR. Ele sente-se impotente diante desse fato, v. 7-10; ele percebe que é algo além de qualquer experiência que como humano possa compreender, v. 11-12.

     Além de falar de onisciência e da onipresença também passa a falar acerca da onipotência do SENHOR, trazendo como reflexão Deus como criador

 

 

III – É O DEUS ONIPOTENTE, CRIADOR, V. 13-16.

 

De forma belíssima, dentro do possível conhecimento em seu contexto histórico, Davi fica maravilhado com o Deus que o criou de modo que ele não poderia entender.

    Vivemos na era do conhecimento científico, mas saber sobre DNA, e todo o processo da fecundação humana, toda a evolução de embrião a feto e criança plenamente formada não deve nos deixar de nos maravilharmos com o SENHOR, muito pelo contrário, quanto mais podemos conhecer acerca de nós e acerca do mundo mais devemos nos maravilhar da onipotência do SENHOR.

ONIPOTÊNCIA – “a perfeição do Seu ser pela qual ele é a causalidade absoluta e suprema”, ou ainda “a perfeição de Deus pela Ele, mediante o simples exercício da Sua vontade, pode realizar tudo quanto está presente em Sua vontade ou conselho” (BERKHOF, 1990).

     Quando Deus se revela  Abraão nomeia-se como El Shaddai, o Deus Todo poderoso (Gn 17.1).

Conhecer a Deus e seus atributos levou Davi a ter reações, de igual modo também devemos ser impactados.

 

 

IV – É O DEUS QUE IMPACTA NOSSA VIDAS CONSTANTEMENTE, V. 17-24.


Davi diz “Como são preciosos para mim os teus pensamentos ó Deus” (v. 17). Trata-se do impacto de saber da Onisciência Divina. Davi estava cercado de inimigos que o acusavam falsamente, mas ele estava firmado no Deus que conhece seu íntimo.

Lembre-se, Deus conhece teu interior, tuas motivações, teus desejos, tuas vontades, tuas maldades assim como também tuas virtudes, logo, ainda que tu sejas incompreendido(a) pelas pessoas podes descansar em n’Ele, pois ver em ti que ninguém ver.

O impacto de saber da ONIPRESENÇA DIVINA. Nos versículos 19-22 Davi realiza o que chamamos de oração imprecatória. Entretanto, por mais que aos nossos ouvidos essas palavras possam soar desagradáveis, perceba algo; Davi não está falando tais palavras como um desejo de vingança pessoal, ele deixa claro, trata-se de pessoas que odeiam ao Senhor. Ele toma esses inimigos de Deus como seus inimigos porque está pensando na glória do SENHOR. Estes homens eram adoradores de deuses locais, não se submetia ao Deus que está presente em toda a terra. Eram pessoas que falavam coisas blasfemas contra Deus.

Interessante que a Bíblia nos ensina a orar pelos nossos inimigos, mas não pelos inimigos declarados de Deus, por aqueles que blasfemam o Seu nome. Estes, assim como todos não estão ocultos a Deus, estão diante d’Ele e receberá a devida punção no devido tempo.

Quanto a nós, saber que Deus se encontra presente em todos os lugares deve nos lembrar de que nunca estamos verdadeiramente sozinhos, onde quer que você esteja, o que quer que esteja fazendo, Deus está te vendo, Ele está presente.

     O impacto de saber que DEUS É TODO PODEROSO E É MEU CRIADOR.

Nos versos 23 a 24 Davi coloca-se diante do Senhor reconhecendo suas limitações, percebendo que talvez em seus sentimentos para com aqueles ímpios algo tenha ofendido ao Senhor; que talvez de fato alguma acusação feita contra ele tenha fundo de verdade. Perceba como essas palavras finais estão conectadas ao início do Salmo. Ele aparentemente termina como começa fazendo pedido para que Deus sonde seu coração. Mas na verdade, como vimos sobre o primeiro versículo, ele reconhece a realidade de que o SENHOR sonda seu coração, aqui no v. 23 é ele dizendo que isso o agrada, que precisa disso, ele pede por isso.

    Você gostaria de dizer ao Senhor hoje neste momento essas palavras do versículo 24? Que possa dizê-las ao SENHOR de todo coração.

 

 

Conclusão

 

Todo esse conhecimento dos atributos divinos de que adianta? Qual o valor para a vida? Primeiramente para render a Deus toda a honra, toda glória que lhe é devida. Em segundo lugar saber que Deus é onisciente produz efeitos práticos para sua vida:

a) mesmo que você não consiga exprimir a Deus como se sente, ele sabe. Veja que coisa mais linda é afirmada em Romanos 8.26-27: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” (Rm 8.26-27).


b) Saber que Deus é onipresente é saber que ele está ali perto de você quando você se deixa inclinar pelo pecado, quando pretender fazer algo em oculto. Você pode se esconder de quem quer que seja, mas não do SENHOR. E isso deve de levar a orar: Senhor Dirigi-me pelo caminho eterno, pelo caminho de retidão.


c) Saber que Deus é onipotente é saber que Ele está no controle tua vida, esteja ela em condição agradável ou desagradável, como Davi que estava cercado der inimigos. É saber que nenhuma situação deixa de ter solução. Mas também é saber que isto não anula minhas responsabilidades diante dos fatos da vida.


 

Postar um comentário

0 Comentários