Mateus 5.5 – Bem-aventurados os Mansos

 



 "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra" (Mt 5.5  ARA)


Introdução

 

O pensamento geral do mundo é que a pessoa que conquista, que vence, não é o manso. Para o mundo moderno ocidental capitalista tal característica pode ser vista como algo negativo. No entanto, contrariando esse modo natural de enxergar as coisas Jesus diz que não apenas os mansos são felizes como também herdarão a terra. Entendamos então o sentido dessa bem-aventurança.

 

 

I – O sentido de ser manso.

 

a) O que não é ser manso.

Não é algo natural, por exemplo, uma característica de personalidade. Embora o conceito de mansidão englobe nossa forma de tratar as pessoas não pode ser limitado à forma de agir. Desse modo o manso não é simplesmente aquele que fala pouco ou suavemente.

Mansidão não significa impotência, mas domínio próprio. Se alguém tem a condição necessária para reagir a uma ofensa de modo desproporcional, seja na força física ou de outra forma e não o faz estará agindo com mansidão.

Não é sinônimo de frouxidão. A pessoa mansa não contemplará a injustiça, o mal constituído, e ficará de braços cruzados.

Não é conseguir suprimir suas emoções. Isso é algo até perigoso, quem suprime suas emoções, nada expõe, pode adoecer psicológica e fisicamente. Se por um lado não nos faz bem expormos tudo o que estamos sentindo, por outro precisamos às vezes deixar sair um pouco de nossa raiva, de nosso descontentamento. Abafar nossas emoções e sentimentos como senão estivessem presentes não é a melhor forma de lidar com eles. Não é preciso negação, mas controle.

Ser manso(a) não significa ser uma pessoa sem atitude. Algumas pessoas são assim para manter a paz a qualquer preço. Com isso acabam ficando em cima do muro, não se posicionam, tornam-se passivas, querem agradar a todos. Não dá para viver a verdade do evangelho desse modo.

 

b) o que é ser manso?

 

As traduções de Almeida traduzem o adjetivo grego praus/prais como manso (ARA, ERC, ECR) e a NIV como “humildes”. Ambas traduções estão corretas, ser manso é ser humildade. Manso, portanto, aqui, é alguém que é pobre de espírito, reconhece sua dependência do Senhor bem como seu demérito, percebe seus pecados, por isso chora por eles e logo não verá a si mesmo como melhor diante dos outros. Literalmente então a mansidão é: “Atitude gentil e humilde que se expressa em uma atitude submissa perante as ofensas e injúrias, livre de malícia e desejo de vingança” (RINECKER; ROGERS, 1995).

Mansidão é fruto do Espírito Santo (Gl 6.22). Manso ou humilde é alguém que confia em Deus (Salmo 37). As palavras de Jesus em Mt 5.5 na verdade é baseia-se no Salmo 37.

Quem confia em Deus entrega tudo a Ele: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" (Sl 37.5). Confiará no seu agir soberano e sábio.

Ilustração: no futebol a confiança no outro jogador nos leva a tocar a bola.

O manso consegue esperar no Senhor: "Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal (Sl 37.7). Isso é um grande desafio, pois vivemos no tempo do imediatismo.

Conquanto esperar o agir de Deus não possa ser usado como desculpa para nossa falta de atitude, muitas vezes fica evidente que a coisa mais saiba a fazer é esperar no Senhor.

O manso não se explode com a atitude dos maus. "Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança" (Sl 37. 8-9).  A pessoa que vive a mansidão entrega ao Senhor suas causas e ao invés de se deixar dominar pela ira confia na proteção e ação divina.

Mansa é a pessoa que é lenta para insistir nos seus direitos. Ela abre mão dos seus direitos. Ela prefere sofrer o dano: “Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?” (1 Coríntios 6:7).

Enfim, é ter fé na providência divina de modo a saber esperar a ação do Senhor sem deixar de cumprir com nossa responsabilidade de maneira que venhamos a nos colocar como instrumento para o cumprimento da providência divina.

Tiago também nos traz ensinamentos práticos a esse respeito:

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1.19, 20). Logo, não dá para ser sábio sem ser manso (Tg 3.3).

A mansidão nos leva a olhar quem caiu no pecado de modo não a julgá-lo, mas a lutar pela sua restauração, uma vez que não vemos as pessoas a partir de uma perspectiva de superioridade (Gl 6.1-2).

 

 

II – O sentido de herdará a terra.

 

Albert Barnes

Eles herdarão a terra [...] É provável que aqui esteja uma referência à maneira pela qual os judeus comumente se expressavam para denotar qualquer grande bênção. Foi-lhes prometido que eles herdariam a terra de Canaã. Durante muito tempo, os patriarcas esperavam ansiosamente por isso, Gênesis 15:7-8; Êxodo 32:13. Eles consideraram isso uma grande bênção. [...]

Na época e Jesus eles tinham o hábito constante de usar o Antigo Testamento, onde essa promessa ocorre perpetuamente, e a usavam “como uma expressão proverbial para denotar qualquer grande bênção, talvez como a soma de todas as bênçãos”. Salmo 37:20; Isaías 60:21. Jesus a usou nesse sentido, e pretendia dizer, não que os mansos possuíssem grandes propriedades ou tivessem muitas terras, mas que possuíssem bênçãos especiais. Os judeus também consideravam a terra de Canaã como um tipo de céu e das bênçãos do Messias. Herdar a terra tornou-se, portanto, uma expressão que denota essas bênçãos. Quando Jesus usa essa linguagem aqui, ele quer dizer que os mansos serão recebidos em seu reino e participarão de suas bênçãos aqui e das glórias da Canaã celestial no futuro.

 

 

Conclusão

 

Nenhum de nós somos perfeitamente mansos, mas que possamos a cada dia nos autoexaminarmos para que nosso comportamento diário esteja apresentando essa mansidão bíblica. Que possamos sentir-nos bem-aventurados, pois usufruímos as bênçãos espirituais em Cristo Jesus.

Postar um comentário

0 Comentários