Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
"Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
" ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
"Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ". Mateus 13:24-30 (NVI)
Então ele deixou a multidão e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Explica-nos a parábola do joio no campo".
Ele respondeu: "Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem.
O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,
e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos.
"Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.
Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça".
Mateus 13:36-43 (NVI)
Quando
falamos sobre a igreja é necessário que definamos que existe a igreja visível e
a igreja invisível. Igreja visível é um termo usado para ser referir a toda
comunidade local que vive a fé cristã, é a igreja local que vivencia sua realidade
enquanto instituição e comunidade. Igreja invisível é corpo de eleitos para a
salvação que professam a fé em Cristo e estão caminhando para o Céu! Nem todos
da igreja visível fazem parte da igreja invisível e é possível ser da igreja invisível
sem fazer parte da igreja visível.
Elucidação
Jesus
utilizou as parábolas para ensinar verdades espirituais de forma magistral. Na
parábola se utiliza elementos do cotidiano numa linguagem simples para que as
pessoas reflitam sobre o que nela está exposto. O capítulo 13 de Mateus trás várias
parábolas que visam ensinar sobre o Reino de Deus. Essa parábola do Joio e do
Trigo se encontra apenas no evangelho de Mateus. Revela-nos um pouco de como
Deus lida com a sua igreja no que tange tanto ao presente quanto ao futuro da igreja
e daqueles que embora estejam na igreja física não fazem parte do grupo dos
salvos.
Vejamos
então algumas verdades reveladas nessa maravilhosa parábola vendo os elementos
apresentados por Jesus e a explicação deles.
I – O trigo e joio são parecidos, porém muito diferentes,
v. 24-26.
Jesus
colocou sua semente – que são os santos no mundo – revelando assim um dos
aspectos do Reino de Deus, que está presente neste mundo, ao mesmo tempo também
o diabo buscando contaminar e confundir semeia sua semente, isto é, coloca
junto aqueles que parecem pertencer ao SENHOR, mas que na verdade não têm vida
com ele.
Em
que consiste a semelhança na igreja visível
daqueles que a parábola nomeia como trigo com aqueles que são nomeados como
joio?
Tanto
o joio quanto o trigo fala de Jesus, mantém uma cultura evangélica no que diz
respeito ao que é externo, ao visto pelas pessoas. Podem se vestir de forma
parecida, falar com a mesma linguagem, afirmar a confissão de fé, serem
trabalhadores nas atividades da igreja local, etc.
Em
que consiste a diferença entre o trigo e o joio? A primeira delas é mostrada pelo próprio texto. O trigo foi semeado por Cristo e o Joio
pelo Diabo (v.38). Mas há outra diferença que embora não esteja apresentada
neste texto pode ser encontrada em Mt 7.15-23. Esse texto é uma fala de Jesus
contra os falsos profetas, mas nele está a chave não apenas para identificar o
falso profeta, mas todo falso cristão. Jesus chega a dizer: “nem todo aquele
que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que
faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (v. 21). Então os frutos, ou
seja, a obediência, a vida plena no evangelho é o grande diferencial.
Porém
aqui cabe um alerta.
II – O trigo não precisa ter pressa para se ver livre do
joio, v. 27-29.
Primeiramente
porque no final das contas somente o Senhor sabe quem é joio e quem é trigo. Ou
seja, embora aqueles que estão na igreja apenas vivenciando uma religiosidade
sem vida com Cristo não apresentando obediência verdadeira durante longo tempo
possivelmente seja joio, não cabe a nós estarmos apontando e tentando definir
quem é joio e quem é trigo, temos que resistir à tentação de querermos agir
como o donos da colheita, somos apenas trabalhadores. E afinal, quem é joio
pode vir a ser trigo.
O
texto não está falando contra a disciplina no contexto da igreja. Sabemos que
às vezes há até a necessidade de exclusão de um membro de uma igreja local para
proteção dos demais e para que pessoa aprenda que é necessário se arrepender de
seus pecados. Em Mateus 18.15-20 vemos uma instrução como proceder um processo
disciplinar na igreja. O que a parábola aqui nos ensina é que não podemos ter
uma atitude de quem quer está livre das pessoas que pensam diferente, que agem
às vezes de forma diferente de nós. O texto nos incentiva à paciência, à misericórdia
e ao perdão. Temos que ter cuidado, pois somente o Senhor sonda os corações.
III – O trigo e o joio são parecidos, mas tem destinos
diferentes, v. 30, 41-43.
Se
antes a parábola tratava da existência presente da igreja, agora fala do
futuro juízo que há de vir.
O
destino do joio é a condenação eterna. A
fornalha acesa é o inferno. A Palavra de Deus constantemente adverte sobre essa
terrível destinação eterna. A sociedade pós-moderna tenta fazer leituras do que
é o inferno, tentando anular o que Bíblia revela. Alguns não crêem em sua
existência ou tentam dar uma interpretação entendendo-o como sendo temporal – que o SENHOR tirará do
inferno aqueles que para lá irão - ou como um mito para falar dos sofrimentos da presente existência. A Bíblia,
porém traz a imagem de um lugar combinado com um estado de espírito que redunda
em um sofrimento eterno. Fala de sua realidade de forma direta, sem rodeios. Um
lugar de total ausência da graça divina.
A glória celestial que está guardada
para o trigo. Que expressão melhor poderia
enfatizar a beleza e a maravilha da vida na presença do SENHOR do que dizer que
brilharemos como o sol?
Conclusão
1. Saiba que a igreja
não é perfeita no presente e nunca será neste mundo. Tanto o joio quanto o
trigo presente nela são pecadores, relacionamento sempre será um desafio.
Embora a igreja não seja perfeita ainda assim é a comunidade de fiéis onde pode
ser vivido o amor de Deus, onde podemos estar amadurecendo ao lidarmos com as
diversas situações.
2. Avalie sua vida
para saber se você não está agindo como joio! O que as pessoas podem ver em sua
vida que identificam você como trigo? Quais os frutos espirituais presentes em
sua vida?
3. Não seja como os
servos apressados para separar o trigo do joio para não correr o risco de prejudicar
quem é trigo.
4. Perceba que esta
parábola nos direciona a ter uma escatologia equilibrada, isto é, enquanto a igreja
estiver neste mundo ela terá de conviver com a realidade do pecado no seu meio,
e ela só será totalmente pura quando o Senhor voltar.
5. Se alguém que não
está na igreja tentar acusar-nos por conta de erros que possam ser vistos, pode
dizer a eles que Jesus já havia dito que seria assim. Mas isto não muda a
realidade da salvação daqueles que foram alcançados por sua obra, pois ela
depende da obra de Cristo não do que fazemos. É expressão de Sua graça.
6. Alegre-se na justiça
divina, pois um dia estaremos na presença do Pai e como o v. 43 afirma brilharemos
como o sol.
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