ATOS 5.1-11 - O PERIGO DE MENTIR AO ESPÍRITO SANTO




1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.
11 E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.


INTRODUÇÃOResultado de imagem para ANANIAS E SAFIRA




Esse é um texto à primeira vista bastante desconfortável. Quem o lê pela primeira vez poderá facilmente pensar o quão rigoroso foi o Senhor. “Será que não poderia ser de outro modo?” Ademais, algo que às vezes pode passar despercebido é que parece o relato de um evento estranho, ocorrem mortes e sepultamentos secretos. Evidentemente que temos de olhar pra o contexto não à luz do nosso tempo, mas entendendo a época e lugar dos eventos.
A igreja estava recém-organizada, as lideranças aos poucos se estabelecendo de modo mais institucional, sua dinâmica de existência ainda se consolidando. Tudo o que viesse a ocorrer naquele momento no contexto da igreja seria de grande importância para seu contexto interno nos momentos seguintes.
O texto nos revela algo terrível: um casal que aparentou uma vida enquanto na verdade vivia outra.


I – A HIPOCRISIA DA REALIZAÇÃO APARENTE, V.1-4.

A igreja nunca pode esquecer que a todo momento o diabo busca oportunidade de nos colocar em uma situação de desagrado ao Senhor: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8). O inimigo de nossas almas é muito astuto, quando uma estratégia não dá certo ele parte outra. Vejamos, por exemplo, como ele atacou a igreja em Jerusalém nos seus primórdios. Ele utilizou três estratégias sucessivamente; uma física (perseguição), uma moral (subversão) e uma profissional (distração).
O ataque físico se deu por meio da perseguição por parte dos sacerdotes conforme mostrado no capítulo 4 de Atos. Mas isso não surtiu efeito, os apóstolos continuaram pregando, inclusive fazendo menção à cura milagrosa registrada no capítulo 3 como testemunho da graça e poder de Deus por meio de Cristo presentes na vida da igreja. A igreja continuava também vivendo o evangelho, havia unidade, e atos voluntário de generosidade, como no caso de Barnabé, (vs. 32-36). É então que o inimigo muda sua estratégia e tenta minar algo tão belo que estava acontecendo na igreja. Ananias e safira dão espaço em seus corações a artimanhas malignas. Mais adiante, quando essa estratégia falha o inimigo tenta afastar os apóstolo da prioridade da pregação e oração (cap. 6).
Estejamos então alerta às astutas ciladas do Maligno.
           Ananias e safira caíram na cilada de quererem ser vistos pela comunidade como pessoas generosas, mas não tinham as mesmas intenções que Barnabé. Tudo o que fazemos como expressão de nossa vida com Deus não deve ser norteado pela busca do aplauso humano (Mt 6.1-6, 16-18). Ananaias infelizmente caiu nesse erro.
O problema era sério e por isso as consequências foram funestas. Se o Senhor não castigasse à altura a igreja composta por pessoas acostumadas a ver a hipocrisia na vida dos fariseus e saduceus,  poderiam pensar que na igreja de Cristo Jesus as coisas não eram tão diferentes afinal. O Senhor Jesus já havia alertado quanto ao fermento dos fariseus (Lc 12.1). O grande pecado daquele casal foi a hipocrisia, eles não eram obrigados a doar todo o valor da venda do bem que lhe pertencia, mas eram obrigados a serem verdadeiros.


III – O JUÍZO DIVINO PRODUZ TEMOR, V. 5-11.

O SENHOR exige que o sirvamos de modo integral. Todas as vezes que o povo do Senhor pensou que poderia haver meia consagração vivenciou o juízo divino. Há alguns exemplos bem clássicos no Antigo Testamento. Em Josué 6 está o relato da grande vitória da conquista de Jericó pelos israelitas, mas no cap. 7 aquele mesmo exército sofre uma derrota para um exército bem mais inferior do que o de Jericó. Eles estavam confiantes, mas o Senhor não lhes deu a vitória dessa vez, o motivo, o pecado de Acã. “Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas... porque Acã, tomou das coisas condenadas” (Js 7.1). Ele mesmo declara seu pecado: “Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo” (Js 7.21).
Outro triste exemplo é Nadabi e Abiú, filhos de Arão. Em Lv 10.1, 2 vemos que eles foram mortos pelo Senhor porque se atreveram a oferecer fogo estranho ao Senhor, quando o correto seria agir como se encontra em Lv 16.12. E II Sm 6.3-4, 6-7 relata a morte de Uzá por ter se atrevido a tocar na Arca do Senhor, ainda que sua intenção tenha sido boa, mas a sua atitude foi errada. Ainda podemos lembrar que o Senhor rejeitou a adoração de Caim em Gn 4.3-5. Em I Jo 3.11-15 vemos que Caim não estava em condição de cultuar a Deus porque odiava a seu irmão. Todos esses exemplos mostram uma consagração a Deus pela metade embora os atos externos aparentem outra coisa. Revelam também o descaso com as exigências divinas não elevando a sério o culto ao Senhor. E esse também foi um problema em Ananias e sua esposa e cúmplice Safira, não estavam demonstrando temor ao Senhor, não estavam cultuando ao Senhor de modo sincero.
Todo aquele que “brincar” com a vida espiritual receberá a devida disciplina (1 Co 5). Quando o Senhor disciplina um membro da igreja, além de beneficiar aquele membro individualmente a vivência coletiva da igreja está também considerada.
Devemos então ter cuidado como temos agido, usufruir da graça do senhor não é abusar de sua graça.
A verdade é que quem vive consagrado a Deus pela metade quando estiver diante da decisão entre Deus e seus interesses optará por seus interesses. Acontece que isso atrai juízo divino.
O grande problema de Ananias foi querer aparentar ser o que não era. A igreja não poderia nascer em mentira, mas na verdade, em unidade, de modo responsável pelas suas ações.


Aplicações

1. Não há nada oculto que não venha a ser revelado. E é justo que seja assim.

2. Muitos crentes infelizmente não têm temor do Senhor. Não veem como é perigoso brincar com as coisas sagradas. Não pensemos que Deus não julga o pecado.

3. Consagração é administrada por Deus em nossas vidas. Não somos nós que decidimos o que deve ser feito, verdadeiramente consagração é fazer tudo o que Deus manda.

4. Eu e você não somos obrigados a fazer nenhum voto ao Senhor. Mas se uma vez o fizermos temos necessariamente que cumpri-los.

5. Será que também estamos sendo infiéis como Ananias e Safira? Será que também temos nos consagrado pela metade?
6. Se viermos a sofrer que não seja por estarmos em oposição ao Senhor, mas por vivermos ao seu lado (Hb 10.26-31).

7. Meia consagração é reter algo que pertence ao Senhor.

8. Ao contrário de Ananias e Safira nós ainda temos tempo. Que possamos lembrar que horrível coisa é cair nas mãos de do Deus vivo.


Conclusão

Ser o que se é exige coragem, não é algo fácil, mas é sempre o melhor caminho. Se quem temos sido não está sendo o que deveria ser, a saída não é fingirmos para vender uma falsa imagem de nós, mas buscarmos ao Senhor para obter mudança.

Postar um comentário

0 Comentários