NEEMIAS 1.1-11


1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,
2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.
3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.
 (ARA)



Introdução

Muitos de nós estamos precisando de restauração espiritual. Não podemos simplesmente nos conformar com nossa condição quando nos encontramos aquém do exigido pelo SENHOR em nossa relação com Ele. A Igreja do Senhor necessita urgentemente reconstruir seus muros espirituais e cada um de nós temos uma parte nessa empreitada.


Elucidação

O livro de Neemias encerra a história do Antigo Testamento, ocasião em que os expatriados judeus foram autorizados a retornarem a seu país, estando cativos na Babilônia. O povo retornou em três levas (538, 457 e 444 a.C.). Neemias relata fatos ligados a este terceiro retorno. Enquanto Esdras dá o enfoque à reconstrução do Templo, Neemias enfatiza a reconstrução dos muros de Jerusalém.


BUSCANDO AO SENHOR PARA ALCANÇAR RESTAURAÇÃO


I – PARA ALCANÇAR RESTAURAÇÃO É NECESÁRIO ENTENDER A NECESSIDADE DA RESTAURAÇÃO, V. 1-4.

           1. Neemias entendia que a situação era decadente, v. 3.
           Israel veio a sofrer o cativeiro por conta de sua desobediência ao Senhor. Outrora uma nação orgulhosa nos dias de Davi e Salomão, agora se encontrava em terra alheia, e aqueles que permaneceram em sua terra estavam em miséria. Tornou-se, conforme as profecias que o Senhor lhes enviou, motivo de piada para os demais povos. Encontrava-se humilhada e desprotegida. A tristeza de Neemias então tinha reais motivos. Mas aquele homem de Deus não estava conformado com a situação. Ele queria mudança.
          Assim como Neemias compreendeu a situação do seu povo, nós também devemos entender que nossa necessidade de restauração é urgente.
          Lembre-se que vivemos em dias em que a igreja se encontra fria. Os crentes já não tem desejo de orar e de estar na casa de Deus. O culto é humanista e paganizado. A Palavra de Deus é distorcida por líderes fraudulentos e malignos. Muitos crentes já abandonaram seu primeiro amor. Muitas famílias cristãs se encontram em terríveis crises de relacionamento. Evangelizar é uma paixão presente em pouquíssimos.
          Precisamos de restauração, é necessário então entender a profundidade da necessidade da restauração.

2. Neemias sensibilizou-se coma a situação do povo, v. 4.
Ele chorou, entristeceu-se pela situação do seu povo. Lembremos que ele estava na corte do rei Artarxerxes, e que ocupava um cargo de confiança. Ele estava muito bem, mas quis preocupar-se em envolver-se com a situação do seu povo. Ele não foi egoísta.
          A atitude dele sem dúvida deve ser imitada por nós. Eu sei que tem coisas que está fora do nosso alcance, mas aquilo que podemos fazer, que o Senhor tem nos dado condição de fazer, que venhamos a por em prática.
          Não esteja frio e insensível à condição espiritual da igreja de Cristo, interceda por ela, interceda pela vida dos seus irmãos.
Mas Neemias não ficou apenas se lamentando, ele fez algo essencial para haver restauração, para que houvesse avivamento.


II – PARA QUE HAJA RESTAURAÇAO É NECESSÁRIO BUSCAR AO SENHOR EM ORAÇÃO, V. 5-11.

           1. Neemias adorou a Deus, mesmo enxergando a calamidade, v. 5.
A partir do versículo 5 ele ora ao Senhor buscando uma solução para a situação. E inicia a oração adorando ao Senhor.
          A verdade é que não veremos restauração alguma se não buscarmos ao Senhor com sinceridade e intensidade.
          A igreja não sairá da crise espiritual se não estiver buscando viver uma espiritualidade equilibrada. E para que haja este equilíbrio é necessário que os crentes vivam em verdadeira obediência, que valorizem a Palavra acima de tudo; e tudo isso sem esquecer uma vida de oração. Lembremos que a Palavra de Deus nos diz que devemos orar sem cessar. E Neemias entendeu a oração de forma correta, ele adorou ao Senhor e confessou os seus pecados.

2. Neemias confessou seus pecados, pois sem confissão de pecados não há restauração, v. 6-7.
Ele reconheceu que não apenas Israel, mas que tanto sua família quanto ele havia transgredido a lei do Senhor.
          Verdadeira confissão de pecados implica que houve verdadeiro arrependimento, mas verdadeiro arrependimento implica mudança de comportamento. Com que intensidade você tem confessado seus pecados ao Senhor? Você tem de fato se arrependido?
          Muitas pessoas querem do Senhor algum tipo de restauração, até pedem para que outros orem por elas, mas elas mesmas esquecem de buscar ao Senhor em oração.
Temos que orar, mas, além disto, temos que agir.


III – NA RESTAURAÇÃO TEMOS QUE FAZER NOSSA PARTE, V. 11.

          1. Neemias orou, mas também agiu, v. 11.
Neemias pretendia falar com o rei a respeito da situação do seu povo.
          Temos a tendência de esperar que Deus às vezes faça tudo. Aquilo que podemos fazer por nós mesmos ele não fará. Aquilo que é de nossa responsabilidade fazer em Sua igreja, Ele não fará por nós. Deus agirá ao findar nossa possibilidade de ação. O que é impossível à nós a Ele é possível.

2. Em sua soberania o Senhor nos dará a condição para agir, v.11.
Não é à toa a menção por parte de Neemias que ele naquela época era copeiro do rei. Esta era uma posição de grande importância. Vemos aí a soberania do Senhor que coloca seus servos em determinados lugares para o bem de seu povo. O mesmo ocorreu com Daniel e Ester. Isto significa que embora devamos ter atitude para agir no momento oportuno, nunca podemos esquecer que é O Senhor que faz o momento e nos capacita para a ação.


Aplicação

1. Neemias entendeu como a situação estava degradante para o povo remanescente em Jerusalém, preocupou-se, mas não ficou irado contra o Senhor ou contra pessoas que não tinham culpa, nem ficou em autocomiseração. Não permita que ao perceber a situação atual da igreja do Senhor você fique apenas culpando as pessoas (os líderes por exemplo) ou se lastimando pela situação. Essa forma de agira não é produtiva, nada resolve.

2. Neemias não ficou inerte diante da situação que lhe foi relatada. De igual forma, se amamos a igreja do Senhor iremos também agir. Esta ação se inicia reconhecendo nossos pecados e intensificando nossa devoção, orar ao senhor por restauração.

3. Você quer fazer sua parte da restauração da igreja do Senhor? Você quer participar ativamente na sua edificação espiritual e na de seus irmãos? Acredito que você já sabe o que se exige no currículo para exercer esse trabalho. Seja uma pessoa humilde como foi Neemias, reconhecendo seus pecados. Ame verdadeiramente a igreja como Neemias amou o povo da Aliança preocupando-se com ele. Confie nas promessas do Senhor, pois Ele é Deus de restauração. Entenda e deleite-se na graça do Senhor, pois você depende dela. É isso o que o Senhor espera de ti.


Conclusão

Cristo deu a vida por nós, sua igreja. Ela é seu corpo, e nós membros ativos desse corpo que deve estar crescendo e edificando a si mesmo em amor.
Que não nos conformemos jamais se isto não estiver sendo realidade, mas que possamos no poder do Espírito Santo ser instrumentos de Deus para restauração da igreja.


Postar um comentário

1 Comentários