MINISTÉRIO
DIACONAL: UM CHAMADO PARA SERVIR
Atos 6.1-7
I – DEFINIÇÃO DE DIÁCONO
Para que possamos
compreender bem o ministério diaconal é necessário iniciarmos análise do mesmo a
partir das expressões bíblicas que se referem aos diáconos. A palavra diakonos (grego) é geralmente traduzida
como “servo”, mas algumas vezes como “ministros”, e algumas vezes simplesmente
transliterada como “diácono”.
Ela pode se referir ao serviço em geral:
“porque ele era contado entre nós
e teve parte neste (diakonías) ministério” (At 1.17).
“para preencher a vaga neste
(diakonías) ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o
seu próprio lugar” (At 1.25).
“E também há diversidades nos
(diakonion = de serviços) serviços, mas o Senhor é o mesmo” (1 Co 12.5).
“E agora, irmãos, eu vos peço o
seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram
ao (diakonian) serviço dos santos)” 1 Co 16.15.
Outros textos: At 19.22; Rm 12.7; Ef 4.12; Cl 4.17; 2 Tm 1.18; Fm 13; Hb
6.101 Pe 4.10-11; Ap 2.19. Todos esses textos têm a palavra “diakonias” ou suas
variáveis.
Refere-se ao cuidado com as necessidades físicas:
“E lhes perguntarão: Senhor,
quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e
não te (diekonêsamen = servimos) assistimos?” Mt 25.44.
“Os discípulos, cada um conforme
as suas posses, resolveram enviar (diakonian = ajuda) socorro aos irmãos que
moravam na Judéia” (At 11.29).
“...pedindo-nos, com muitos
rogos, a graça de participarem da (diakonías = serviço) assistência aos santos” (2 Co 8.4).
(2 Co 8.19-20; 9.1, 12-13; 11.8).
Se refere também ao servir à mesa:
“Marta agitava-se de um lado para
outro, ocupada com muitos (diakonian = serviço) serviços. Então, se aproximou
de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que
eu fique a (diakonein = a servir) servir sozinha?” Lc 10.40.
“Então ela falou aos (diakonois =
serventes) serventes: Fazei tudo o que ele vos disser” Jo 2.5.
“Deram-lhe, pois, ali, uma ceia;
Marta (diakonei = servia) servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à
mesa” Jo 12.2.
Há evidentemente outros
exemplos de aplicação dessa expressão que estamos a analisar, para o nosso
objetivo ficaremos apenas com os exemplos mencionados acima.
Jesus se refere a si mesmo como um tipo de diácono e ensina que a
diaconia deve estar em nossos relacionamentos.
Então Jesus, chamando-os,
disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais
exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem
quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos (diákonos = servo)
sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o
Filho do Homem, que não veio (diakonetênai = para ser servido) para ser
servido, mas (diakonesai = para servir) para servir e dar a sua vida em resgate
por muitos. (Mt 20.25-28).
II – EXIGÊNCIAS PARA ORDENAÇÃO AO MINISTÉRIO
DIACONAL (1 Tm 3.8-13).
Certamente os diáconos
são muito observados pela igreja, nenhum erro de algum diácono passará
despercebido pela mesma. Todos sempre estão atentos ao comportamento do corpo
diaconal da igreja. As exigências então
para o exercício desse ofício são elevadas.
Em Atos 6
A instituição do
diaconato em Atos 6 visava resolver um problema imediato na igreja, não havia
portanto tempo para que os apóstolos pensassem em uma intensa lista de
requisitos para os futuros diáconos. O texto então apresenta apenas três exigências
básicas.
a) Boa reputação, At 6.3
Era necessário para a
igreja primitiva que o diácono fosse alguém respeitado pelos irmãos assim como
pela sociedade em geral devido ao seu comportamento exemplar. O apóstolo Paulo
repete essa exigência em sua lista em 1 Tm 3.8. O diácono então deve ser alguém
que tenha um testemunho cristão exemplar.
b) Ter vida espiritual sadia
É dito que o diácono
deve ser cheio de Espírito Santo. Para se compreender esta exigência é
necessário compreender o que é ser cheio do Espírito Santo. As igrejas que
confundem ser cheio do Espírito com o dom da glossolalia poderão se confundir
aqui. Ser cheio de Espírito é ser cheio do amor de Deus (Gl 5), é ter o fruto
de Espírito, ter comunhão com Deus, ter uma vida espiritual sadia.
c) Ter sabedoria
Esta sabedoria aqui é
aquela que o Senhor estar pronto a conceder aos seus filhos. Tiago afirma
aquele que a deseja peça a Deus que Ele concede liberalmente, Tg 1.5. O
diácono(a) necessita ser uma pessoa sábia.
Em 1 Tm 3.8-13
NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS
a) Respeitáveis
O termo grego utilizado
aqui é semnous, que tem o sentido de
respeito, dignidade, seriedade. A ideia central é que o diácono deve ser uma
pessoa cuja presença evoque respeito.
b) De uma só palavra
O sentido aqui é que o
diácono deve ser claro e objetivo com suas palavras. Não deve dizer uma coisa a
uma pessoa e outra coisa a outra, devem ser justos e próprios em suas palavras.
c) Não inclinados à muito vinho
Na cultura judaica da
era cristã era muito comum o consumo do vinho. Porém, o apóstolo diz que o
candidato ao diaconato deve ser alguém que mantenha uma vigilância constante, e
isto independe de época e cultura.
d) Não cobiçosos
A proibição aqui não é
que diáconos não podem buscar adquirir uma melhor condição financeira, mas sim,
da forma como às vezes é buscada esta condição financeira privilegiada. É uma proibição
contra a ganância, do desejo desenfreado pelo o que é material.
NO ÂMBITO PESSOAL DA VIDA ESPIRITUAL
Guardando o mistério da fé numa
consciência pura
No Novo testamento o
termo mistério é utilizado para algo que estava oculto e que agora é revelado.
O mistério oculto desde a fundação do mundo foi revelado na pessoa de Jesus
Cristo. Logo, o diácono deve conhecer bem as doutrinas da paixão, morte e
ressurreição de Cristo.
QUANTO ÀS DIACONIZAS (v. 11)
a) Respeitáveis
É o mesmo exigido para
os homens aqui.
b) Não maldizentes
A ideia aqui é que ela
não pode ser acusadora, caluniadora.
c) Temperantes
Traz a ideia de
ajuizada, sóbria. Espera-se que as diaconisas sejam distintas, destacadas.
d) Fiéis em tudo
Devem ser fiéis em
todos os âmbitos da vida, familiar, social e no relacionamento com os irmãos.
CONCLUSÃO
O trabalho diaconal é
de elevada importância na igreja do Senhor. A igreja de Cristo em nossos dias
necessita tanto de pessoas que entendam que como servos de Deus são diáconos uns dos outros como daqueles
que são vocacionados para este serviço de modo especial.
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