INTRODUÇÃO
Sabemos que esta data é apenas uma convenção social como forma de expressar alguns aspectos de como encaramos nossas vidas: gratidão pelo que tem nos acontecido, alívio por saber que algumas lutas já passaram; esperança de que dias melhores virão. Por tudo isso sabemos também, que independente de datas, a qualquer momento podem ocorrer fatos que marcarão as nossas vidas: um casamento, um novo relacionamento amoroso, o nascimento de um filho, a realização de qualquer outro sonho, etc.
É muito bom podermos ver os anos passando e sabermos que o SENHOR tem feito maravilhas em nossas vidas. E sempre há perspectiva de que muito mais Ele fará.
ELUCIDAÇÃO
Escolhi para reflexão desta noite um texto que reflete um momento muito importante da história do povo israelita. O povo acabara de receber a Aliança do Senhor para sua vida, e a ratificação da promessa de que viveriam em terra muito fértil, Moisés não estava mais com eles, Josué assume ao comando e tem diante de si a conquista da Terra de Canaã, mas ele tem um grande obstáculo: como atravessar um rio como o Jordão, com tanta gente, idosos, crianças, etc?
Esse é o texto em que mostra o Senhor secando o rio Jordão para que seu povo atravessasse tranquilamente. Algo maravilhoso, antecedido por uma ordem que Josué dar ao povo: "Santificai-vos, pois amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós".
A partir desse texto, considerando o contexto, gostaria de refletir com vocês nesta noite alguns elementos implícitos nesta ordem para aquele povo e o que é exigido deles e também de nós.
I - A NECESSIDADE.
Todos nós gostaríamos de viver grandes coisas da parte do SENHOR para nossas vidas nesse próximo ano. Alguns de nós até já fizemos planos do que gostaria que venha a acontecer. Com certeza aquele povo já estava a sonhar como seria viver em uma terra "que mana leite e mel", uma terra frutífera, um lugar para chamar de seu. Porém, a ordem do Senhor para suas vidas por meio de Josué mostra a necessidade deles. Não poderiam esperar que Deus agisse beneficamente em suas vidas se em seus corações estivessem distantes d'Ele.
Não apenas eles, mas todos nós também temos essa necessidade. Nunca podemos esquecer da ordem divina tão claramente expressa em Hb 12.14: "Esforcem-se para viver em pas com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (NVI).
Reconhecer essa necessidade é reconhecer os erros que temos cometido, perceber que ainda há um longo caminho a percorrer, e que o faremos tendo a graça do Senhor em nossas vidas nos capacitando para tal.
Mas além de entender que temos essa necessidade é preciso que haja um desejo interior por está mais próximos do SENHOR.
II - O DESEJO.
Há pouco tempo aquele povo havia recebido do Senhor os preceitos acerca de como viver uma vida santa, acerca dos rituais que deveriam estar presentes no culto e da purificações. Tudo isso teria que ser realizado de forma rigorosa, entretanto, o âmago da exigência do Senhor não era como eles fariam, mas como estariam seus corações ao fazer o que o Senhor exigia. Vemos no primeiro capítulo de Isaías que se tornou um problema para o povo posteriormente seus atos religiosos destituídos de uma vida de santidade. Eles, portanto, deveriam fazer os rituais de purificação somado ao verdadeiro desejo de comunhão com Yavé e uns com os outros.
Aqui precisa ser dita uma verdade acerca de todos aqueles que estão em Cristo: certamente desejarão viver uma vida de santidade. O apóstolo Paulo afirma a partir de seu exemplo pessoal que o verdadeiro cristão quer obedecer a Deus: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço (Rm 7.19).
E ao mesmo tempo que temos esse desejo interior devemos lutar para que seja posto em prática.
Certamente que assim como ocorreu nesse ano, em 2020 também teremos as dificuldade de obedecer ao Senhor, também falharemos, pecaremos, mas que possamos agir como agiu o Filho Pródigo da famosa parábola: "Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti" (Lc 15.18).
Nenhum desejo para o este novo ano pode ser mais importante do que viver mais em santidade ao Senhor!
Desse modo, que você possa entender que responder ao chamado do Senhor requer urgência.
III - A URGÊNCIA.
Naquele mesmo dia eles teriam que fazer seus rituais de purificação, teriam também que serem mais vigilante quanto aos seus atos, palavras e pensamentos.
Um dos grande problemas para que possamos realizar algumas coisas em nossas vidas se chama PROTELAÇÃO, ou seja, a falta de atitude que leva a pessoas deixarem tudo o que precisam fazer para depois. Precisa estudar, mais adia, precisa tomar uma decisão, mas deixar o tempo passar não porque está esperando no Senhor, mas porque mesmo sabendo o que deve ser feito não o faz, precisa abandonar um pecado, mas vive como se isso não fosse algo urgente para sua vida.
Aquele povo não poderia deixar para depois, teria fazer o que fora ordenado com urgência.
Talvez queiramos deixar para depois esse dever santo que temos. Um dos muitos problemas disso é que não sabemos se teremos um próximo dezembro. Já nos diz Eclesiastes 8.7 que NÃO conhecemos o futuro, não sabemos o que irá acontecer. E isso não deve nos levar a vivermos ansiosos, pois o Senhor nos diz que a ansiedade não muda nada, mas a aproveitarmos o dia que o Senhor nos concede.
APLICAÇÃO
1. Neste novo ano Deus poderá fazer grandes maravilhas na tua vida, mas exige antes que você se volte mais intensamente para ele: seja mais verdadeiro nas relações com as pessoas; seja mais honesto em seus negócios, coloque como alvo resistir às tentações que mais lhe atraem, ore mais, sirva mais, confie mais no Senhor!
2. Para você que talvez se autoproclame amiga(o) do evangelho, simpatiza com a igreja evangélica, passe desse estágil, porque embora possa ser significativo para nós não significa nada para Deus. O SENHOR não quer você pela metade, mas totalmente voltado para Ele! Faça isto este ano, faça isto hoje, pois você não sabe o dia de amanhã!
3. Um detalhe do texto bíblico é que o Senhor abriu o rio Jordão na época do ano em que ele estava mais transbordante (v.15). O autor colocou esse detalhe para nos mostrar que não importam as dificuldades quando Deus resolve operar! Portanto, sejam quais forem as dificuldades que você venha a passar neste ano que se inicia, "entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e o mais Ele fará" (Sl 37.5 ARA).
CONCLUSÃO
Desejo que o SENHOR realize grandes obras em sua vida esse ano e que haja sempre gratidão diante de tudo o que o Senhor fizer! Um feliz 2020 com Cristo!
0 Comentários